O Fórum Pró-Ferrovia, de caráter suprapartidário e com representatividade de diversos segmentos da sociedade civil organizada, se reúne na próxima segunda-feira (16), na Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, para discutir a retomada das obras da Ferronorte, que estão interrompidas em Alto Araguaia (419 km de Cuiabá). O governador Blairo Maggi vai participar. O presidente do da Fiemt, Mauro Mendes, que “é uma reunião de trabalho e não política. Nosso interesse é ‘cobrar’ para que a ferrovia chegue a Cuiabá, portanto e sairemos desse encontro com uma resolução prática”.
De acordo com o presidente do Fórum, vereador Francisco Vuolo, no início de 2008, os dirigentes do Fórum Pró-Ferrovia estiveram em Brasília, onde se reuniram com os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, e da Fazenda, Guido Mantega, quando foi dada a garantia do lançamento da Ordem de Serviço para a retomada das obras. Na mesma oportunidade, ocorreu a assinatura de um Termo Aditivo para liberação de R$ 700 milhões para o reinício das mesmas, o que acabou não acontecendo.
Na terça-feira passada (3), a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) mandou publicar, no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução 3.042, de 17 de fevereiro de 2009, autorizando o Projeto Executivo de Engenharia elaborado pela América Latina Logística Malha Norte S/A (ALL), empresa responsável pela construção da ferrovia e também concessionária por um período de 90 anos, renováveis por mais 90 anos, a executar 13 quilômetros da obra, no trecho entre Alto Taquari e Rondonópolis (Região Sul de Mato Grosso), o que é considerado pouco pelo vereador.