
No entanto, de acordo com a Folha de São Paulo, apesar da ferrovia ser enviada para análise do Conselho, etapas burocráticas podem impedir de fato que entre na lista de concessões. Isso porque ainda precisa ter os estudos aprovados pelo Tribunal de Contas da União. Cogita-se que pode não dar tempo esse ano.
No governo da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), era estimado que a ferrovia poderia receber R$ 9,9 milhões em investimentos com a concessão, em uma extensão de pouco mais de 1.140 quilômetros. O objetivo com isso é melhorar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste, conectando-se no Pará ao Porto de Miritituba, na hidrovia do Tapajós, trazendo maior competitividade.
No pacote de concessões, podem ser incluso também o trecho de pouco mais de 700 km da BR-1364 em Mato Grosso, interligado com a BR-060, em Goiás, pois é o que tem o andamento mais adiantado na região, inclusive com estudos aprovados pelo Tribunal de Contas. O governo espera R$ 4,5 bilhões em investimentos.


