O governo quer levantar, a partir do dia 2, os principais corredores de transporte com gargalos logísticos e da consequente necessidade de expansão ou adequação de capacidade das rodovias, na Pesquisa Origem e Destino, que vai ser desempenhada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em parceria com o Comando de Operações Terrestres (COTER) do Exército. No Estado, Só Notícias apurou que foram definidos cinco pontos de levantamento dos dados, sendo 2 na BR-163 em Sinop e Sorriso; BR-174 em Cáceres; BR-070 em Primavera do Leste e BR-174 em Comodoro.
Segundo o DNIT, a coleta vai ter 4 fases. Vão ser colhidas informações acerca da classificação do veículo, tipo de carroceria, ano de fabricação, número de passageiros e tipo de combustível aceito; propriedade, motivo de escolha da rota; dos dados da viagem; dos motivos da viagem; dados da carga transportada. Além disso, o condutor do veículo é convidado a sugerir, dentro da rota seguida, os melhores municípios para criação de um local de parada obrigatória de descanso.
O DNIT informou que também parceira na ação, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fará o desenvolvimento de metodologia para as pesquisas, consolidação e tratamento dos dados de fluxos de veículos e aplicação de modelo matemático para estimativa de tráfego médio diário anual para toda a malha rodoviária.
A segunda etapa da pesquisa está prevista para novembro e as duas últimas para o ano de 2017.