sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Fecomércio avalia que recomendações contra Covid no Estado foram parcialmente atendidas

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: reprodução/arquivo - atualizada 19:10h)

O presidente da Fecomércio (Federação do Comércio e Serviços em Mato Grosso), José Wenceslau de Souza Júnior, também participou da reunião do Gabinete de Situação Covid do governo do Estado, hoje, quando foram definidas medidas para conter a escalada da Covid que resulta, no momento, na ocupação de 88% dos leitos de UTIs na rede pública. A entidade, assim como as demais ligadas ao comércio e indústrias, buscaram evitar lockdown e o presidente avaliou que o governador Mauro Mendes, atendeu parcialmente as recomendações de entidades representativas das atividades comerciais, industriais e de serviços, e estipulou novas regras e restrições que visam frear o contágio da doença em Mato Grosso.

As exceções ficam para farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de combustível (exceto conveniência) e indústrias. “O comércio tem feito a sua parte, cuidando de seus colaboradores dentro das lojas e, assim, evitando que eles fiquem ociosos em casa e saiam para eventualmente se aglomerar”, disse Wenceslau. Ele considera que a manutenção do trabalho ajuda a manter a economia ativa, com a manutenção do emprego e da renda das família.

Conforme Só Notícias já informou, as medidas começam a vigorar nesta 3ª feira com duração de 15 dias, podendo ser prorrogado por mais quinze, visto que o isolamento no país e em Mato Grosso está abaixo de 40%. O toque de recolher será das 21h às 5h, além de delimitar o horário de funcionamento do comércio e atividades em geral em dias de semana (das 5h às 19h), aos sábados e domingos (das 5h às 12h).

Está previsto projeto de lei que que prevê multa às pessoas físicas e às empresas que descumprirem as normas, bem como notificação à Polícia Civil e Ministério Público. A Polícia Militar estará autorizada a dispersar aglomerações, incluindo em bares. Nos supermercados podem ir apenas uma pessoa por família;

O sistema de delivery vai até 23h todos os dias e o setor de transporte coletivo autorizado, bem como uber e táxi seguem funcionando normalmente.

A Fecomércio informa que quanto as atividades de escolas, “dado o compromisso geral na adoção de protocolos de segurança, a autorização para o funcionamento permanece, dentro das limitações de horário impostas às demais atividades”.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorteados R$ 50 mil em prêmios do Nota Luverdense em Lucas do Rio Verde

O sorteio de Páscoa do Nota Luverdense aconteceu esta...

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...
PUBLICIDADE