sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Fecomércio aponta queda da confiança do comerciante em Cuiabá em janeiro

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Mayke Toscano/assessoria)

A pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizada em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso identificou recuo de 1% no Índice de Confiança do Empresário do Comércio, em Cuiabá iniciando ano com 122,8 pontos contra 124 pontos de dezembro. A queda foi maior se comparado com janeiro de 2020, de 6,3%, quando a pesquisa somava 131 pontos.

Dois dos principais componentes do Icec apresentaram retração mensal, contribuindo para o resultado negativo da pesquisa. O referente à expectativa do empresário do comércio teve recuo de 1,8%, passando de 161,9 pontos para os atuais 159 pontos. Já o que avalia as condições atuais do comerciante, tanto da economia quanto para o setor, registrou queda de 0,8%, alcançando 97,1 pontos.

O presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, argumenta que o recuo em janeiro é comum, mesmo com a oferta de promoções no mês para limpar o estoque das lojas. “Os meses que seguirão, considerados mais fracos para o comércio, contribuem para a diminuição da pesquisa, e ainda temos as incertezas com relação à pandemia e o tempo para que a maioria da população no estado seja vacinada”.

O componente que monitora o investimento do comerciante permaneceu estável em 112 pontos em janeiro deste ano e está negativo em 4,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando atingia 117 pontos. A expectativa para a contratação de funcionários também diminuiu no mês (3,9%). Este foi o segundo recuo para o indicador.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogado prazo para entrega de relatório de empresas em MT que recebem incentivos fiscais

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso...

Sorriso registra mais de mil novas empresas em 3 meses

Sorriso ganhou 1.080 novas empresas, entre janeiro e março,...

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...
PUBLICIDADE