O período de Exponop movimenta o comércio sinopense todos os anos. Mesmo diante da crise, que afetou as vendas e aumentou os índices de inadimplência, a data está entre as três que mais movimenta o segmento no ano, perdendo apenas para as festividades de final do ano e dia das mães, em maio.
Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop, Afonso Teschima, as vendas estão surpreendendo alguns setores. Ele destacou que outra data importante, que vem junto da exposição, o dia dos namorados, também impulsiona a venda e as lojas aproveitam para fazer promoções especiais.
Este ano, o comércio também está investindo em outros produtos e promoções diferenciadas, principalmente no segmento de confecções, calçados e eletrônicos, para a comemoração da Copa do Mundo. Camisetas da seleção, aparelhos televisores, bolas, bandeiras, entre outros, ganham preferência dos consumidores.
Nestas datas as empresas procuram recuperar parte das perdas. No primeiro quadrimestre deste ano, empresas filiadas à CDL tiveram um crescimento no índice de inadimplência. Em abril, houve um crescimentode 53%, em comparação com o mesmo período em 2005, quando 2.750 clientes foram inclusos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), por não pagarem suas prestações do crediário.
No ano passado, em alguns meses, esses números chegaram a aumentar 80%.