O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do governo de São Paulo, Luciano Santos Tavares de Almeida, afirmou, ontem à noite, que chegou a hora de Sinop fortalecer o setor de industrialização. “Sinop já passou por várias fases (na economia). A primeira foi o extrativismo (setor madeireiro) depois agricultura agora chegou a hora da industrialização. Mas, para isso, precisamos consertar alguns empecilhos como a logística e a formação de mão-de-obra”, defendeu, em entrevista ao Só Notícias. Tavares destacou ainda a importância da parceria público-privada para resolver os entraves de logística. “Juntos construiremos uma solução, acharemos uma forma onde todos aqui possam ser remunerados, possam ter seus resultados e, principalmente, o que queremos, que é o desenvolvimento da nossa região”. O empresário, que fez palestra, no Sindicato Rural, para empresários e lideranças, avalia que Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum têm que se unir a Sinop para o desenvolvimento industrial da região, considerando o forte potencial na produção de alimentos e a maioria da produção continua indo para outros Estados onde é feita a industrialização.
Sobre o momento econômico da região, Tavares analisa que as cadeias produtivas e as oportunidades que aqui tem, proporcionam iniciar um projeto dentro da realidade. “A médio prazo, por exemplo, daqui a cinco anos, já vai estar dando resultado e até lá a economia estará estabilizada. Se fosse hoje para analisar o Brasil, como um todo, com certeza essa região seria escolhida para iniciar um projeto de investimento. Aqui hoje vai ter um retorno bem mas rápido do que qualquer região do Brasil”, relatou Tavares.
Ainda de acordo com Tavares, as cadeias produtivas de Sinop têm que ser levadas em conta, mas não podem ser o fator principal para instalação de uma empresa no município. “Temos que pensar na produção do município, mas existe processos intermediários, coisas relacionadas a logística, consolidar a prestação de serviço regional. Tem um mundo de oportunidades para sair dessas cadeias, têm coisas bem mais rápidas e fáceis para se investir”, apontou.
A palestra foi organizada pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico. O secretário Daniel Brolese, disse que a palestra foi satisfatória e proporcionou nova visão de mercado para empresários. "Com a experiência desse profissional, abriremos novos horizontes, os empresários participaram, assim como os agricultores. Isso abre nossa mente e traz esperança para conseguirmos desenvolver ainda mais Sinop", avaliou.