Ex-aluno do SENAI, no curso ‘eletricista de manutenção’ da modalidade de aprendizagem industrial, José Correa de Souza Neto, 41 anos, é o novo gerente da Unidade Operacional em Sinop. “O papel do SENAI foi de fundamental importância na minha formação como pessoa e na minha postura de profissional”, avalia o novo gerente. José Correa deve assumir o posto no dia 14 de junho. Até a posse, a gerência da Unidade fica a cargo do diretor regional do SENAI – MT, Gilberto Figueiredo.
Natural de Cachoeiro do Itapemirim (ES), o novo gerente tinha 17 anos iniciou as aulas no SENAI Ary Torres, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo (SP). A qualificação profissional garantiria um emprego na Kibon, que custeava para o ‘menor aprendiz’ – categoria que compreende jovens entre 14 e 17 anos. “Foi um período muito gratificante na minha vida. Lembro-me com carinho dos professores, da disciplina, organização. Descobri que podia crescer muito profissionalmente”.
Segundo Jose Correa, o SENAI já era sinônimo de educação profissional de qualidade desde a sua época de aluno. “Quando falávamos da Instituição, a palavra ‘seriedade’ predominava”. Ele conta que passava mais tempo no SENAI do que em casa, já que entrava às 7h da manhã e saía às 17h. “Os professores muitas vezes faziam papel de pai. E em uma cidade como São Paulo, essa formação humana é de extrema importância. Muito do que sou hoje devo a esses profissionais”.
Quando soube do processo seletivo para a gerência da Unidade em Sinop, José Correa não perdeu tempo. “Sempre quis trabalhar com educação. Já conhecia o trabalho do SENAI – o pai de José Correa, Israel Rangel de Souza, 71 anos, também foi aluno do SENAI em Vitória (ES) – e sei da força que a Instituição representa no campo da educação profissional. Espero conseguir implantar em Sinop as boas referências que trago da minha época de aluno”.