Um estudo de viabilidade custeado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartida da prefeitura e em convênio com o MT Parcerias, do governo estadual, vai avaliar a viabilidade de uma possível concessão à iniciativa privada do aeroporto regional Adolino Bedin, em Sorriso.
“Este mês ainda o BID vai estar no município junto com o MT Par para dar início a este processo”, adiantou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Drusina, ao Só Notícias.
O objeto do convênio é a “conjugação de esforços para desenvolvimento de estudos de pré-viabilidade, mapeamento, planejamento, estruturação e avaliação de soluções operacionais e regulatória de infraestrutura e gestão para avaliar a possibilidade de futura e eventual concessão”. Cláudio, no entanto, explica que o principal foco do estudo é avaliar a implantação do primeiro aeroporto de cargas no Estado.
“Foi uma parceria que buscamos com a MT PAR e foi apresentada ao BID, que já tinha outros projetos em Mato Grosso. Estamos no centro do Estado e atingimos uma região com meio milhão de pessoas. Temos ideia de produzir com valor agregado para transporte aéreo. Poderemos exportar frutas para o Nordeste, por exemplo. O estudo vai apontar quais investimentos devem ser feitos em cima do aeroporto. Em cima disso, poderemos buscar possíveis investidores”.
O BID custeará US$ 300 mil para realização do estudo. A contrapartida da prefeitura é de R$ 50 mil. O convênio terá duração de 12 meses, porém, Cláudio prevê que ficará pronto antes. “Ele vai direcionar o caminho do aeroporto. A partir daí é que estaremos caminhando, criando um norte e as cadeias de fomento”.