Realizar um trabalho temporário pode aumentar em 60% as chances de se conseguir um emprego, mostra um estudo feito pela confederação internacional CIETT (International Confederation of Private Employment Agencies). Segundo a pesquisa, o desemprego diminui após experiência como temporário.
De acordo com o levantamento da CIETT, representado no Brasil pelo Sindeprestem (Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo), o trabalho temporário é visto como oportunidade para adquirir experiência profissional e qualificação.
jovem emprego trabalho
Os dados revelam que antes de ser contratado para uma vaga temporária, o percentual de trabalhadores oficialmente registrados como desempregados era de 37%. Após um ano, e já com uma experiência temporária no currículo, o número caiu para 15%.
Segundo o presidente da Sindeprestem, Vander Morales, a constatação confirma que o trabalho temporário tem sido utilizado como um "propulsor profissional", do desemprego para o emprego e de um contrato temporário para a efetivação.