PUBLICIDADE

Estadual de Pesca reúne 41 equipes em Santa Rita do Trivelato

PUBLICIDADE

A belíssima região conhecida como Salto Magessi, localizada numa Área de Proteção Ambiental (APA), a 30 quilômetros de Santa Rita do Trivelato (445 km ao Norte de Cuiabá), foi palco no último domingo da segunda etapa do 2° Campeonato Estadual de Pesca Esportiva. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), em parceria com prefeituras e empresários, foi realizado em conjunto com o 6° Campeonato Municipal de Pesca Esportiva do município.

Equipes de Nova Mutum foram o destaque. Além do primeiro lugar conquistado pela equipe Desbravadores 1 daquele município, outras três obtiveram boa classificação. Em segundo lugar ficou a Fazenda Paranaense, em quarto a equipe Line Center e em quinto lugar a Equipe Beira Rio. Com o sétimo lugar obtido em Trivelato, a equipe Cerâmica Rio Branco, de Pontes e Lacerda, assumiu o primeiro lugar no campeonato com 110 pontos. Após a contagem dos pontos pelo juiz da prova, Claumir César Muniz, e somados os pontos da primeira etapa, aparecem em segundo lugar abaixo da Cerâmica Rio Branco as equipes Desbravadores 1 e Bar do Gordo, com 100 pontos. Na quarta e quinta posição ficaram as equipes 2 Irmãos e Fazenda Paranaense com 90 pontos.

A largada das equipes às margens do Rio Teles Pires, pouco antes das 8h, foi prestigiada pelo secretário-adjunto de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Zito Adrien, pelo prefeito do município, Ilson Matschinske (PPS) e do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Marcos Tavernelli Ussit. Este ano, atestando o fato de que a cada temporada o evento toma impulso, o número de participantes na etapa de Trivelato quase que dobrou, passando de 23 equipes para 41. E os representantes do local também fizeram bonito, já que conquistaram o sexto lugar (Equipe Branco), o oitavo (Fazenda Rosina) e o décimo (Fazenda Palmital). Em terceiro lugar ficou a equipe de Boa Esperança, a Fazenda Buriti e em nono, também de Boa Esperança, pontuou a JB Agrícola.

“É fantástica essa parceria, essa iniciativa do Governo do Estado de apoiar os municípios com potencial pesqueiro e de pesca esportiva. Com o apoio da secretária Yêda Assis e do Zito, já melhoramos a estrutura. Mas vamos melhorar ainda mais”, disse o secretário Marcos. Para Zito Adrien, a etapa de Trivelato, revelou-se um bom termômetro do sucesso do evento. Assim, como aumentou o número de participantes nesta etapa (com 41 equipes), o próprio campeonato estadual deste ano, em razão do sucesso do anterior, teve um maior número de municípios participantes, passando de 14 etapas para 21.

“Para o próximo ano outras prefeituras já manifestaram interesse de participar”, revelou Zito. Além de movimentar a economia local, o campeonato é um fator de integração, pois atrai pescadores e visitantes de várias regiões do Estado. Na avaliação do secretário-adjunto, o sucesso do evento reforça ainda mais a imagem do Estado. “O turismo em Mato Grosso, a partir do Governo Blairo Maggi, tem tomado uma dimensão espetacular. Temos potencial, temos que fazer um turismo responsável, respeitando as leis da natureza”, disse Zito, que esteve também em São Paulo na semana passada, juntamente com a secretária Yêda Assis, prefeitos e empresários do turismo participando do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. “O Ministério do Turismo reconhece o trabalho feito pelo Estado, que trabalha de acordo com a política nacional executada pelo Governo Federal”, disse Zito, que ouviu elogios do próprio secretário Nacional de Política do Turismo, Milton Zuanazzi, sobre o trabalho desenvolvido.

Uma das equipes que participou pela primeira vez de uma etapa do campeonato estadual foi a Elefante Branco, de Sorriso. Composta pelos amigos Fernando, Márcio e Júnior, a equipe liderava a competição pela manhã, após a primeira largada. Eles fisgaram um pacu prata de 45,5 centímetros. Como o exemplar, com comprimento mínimo de 40 cm valia 25 pontos e cada centímetro acima da medida valia mais um ponto, eles fecharam a primeira etapa na liderança com 30,5 pontos. Mas à tarde, na segunda largada, a situação mudou e os peixes foram mais “camaradas” com outras equipes. Embora a Elefante Branco não tenha ficado entre as dez primeiras colocadas, mesmo assim o trio gostou e quer mais. “Daqui para à frente vamos participar pelo menos das etapas mais próximas”, afirmou Fernando.

Premiação – O prêmio entregue ao primeiro colocado, a Equipe Desbravadores 1, foi uma motocicleta 125 cc. Os demais colocados, do segundo ao quinto lugar, receberam respectivamente um motor de popa, de 15 HP (entregue pela Sedtur), um barco de alumínio, uma barraca de camping e um conjunto de vara e molinete. A Sedtur também entregou troféus para as equipes, além de ter distribuído camisetas, bonés e material informativo. As equipes que pontuaram e que participarem de pelo menos três etapas, estarão concorrendo a um carro 0 km que será entregue ao vencedor do 2° Campeonato, após a última etapa, que será realizada em Cáceres, em 25 de setembro, dentro da programação do 26° Festival Internacional de Pesca (FIP).

O município de Trivelato, com cerca de quatro mil habitantes, quer pegar carona no turismo para crescer economicamente. A intenção, segundo o secretário de Turismo, Marcos Tavernelli Ussit, é melhorar a estrutura no Salto Magessi para permitir a participação de um maior número de equipes. A idéia é construir uma passarela por sobre um braço do rio, alcançando uma ilhota, que possui uma extensão maior de areia e permitiria uma concentração maior de barcos para a largada da competição. O município também já tem um projeto em Brasília para atrair investidores interessados em investir na formação de um complexo turístico dentro do salto, que tem uma área de seis hectares. “O pessoal gosta de passar o fim de semana próximo ao rio. Por isso precisamos melhorar e ampliar também a área de camping”, observou.

Novas etapas – O 2° Campeonato Estadual de Pesca de Mato Grosso prossegue em julho com as seguintes etapas: Tangará da Serra (03.07), Aripuanã (10.07), Juara (24.07), Luciara (24.07), Nova Xavantina (31.07). Em agosto, as etapas serão em Cocalinho (07.08), Brasnorte (14.08), Sinop (21.08) e São José do Rio Claro (28.08). Em setembro, antes da final em Cáceres, mais nove etapas: em Porto Esperidião, Sapezal e Juína (04.09), Paranaíta, Barra do Garças e Pontes e Lacerda (11.09), Sorriso, Vila Bela da Santíssima Trindade e Castanheira (18.09).

Entre os municípios que pretendem aderir ao campeonato no próximo ano está Lucas de Rio Verde. O vice-prefeito e secretário de Indústria, Comércio e Turismo do Município, Osvaldo Martinello, esteve em Trivelato acompanhando a etapa. “Estamos aqui para adquirir experiência. Já estivemos na primeira etapa em Barra do Bugres [realizada no dia 17 de abril] e no mês de julho vamos fazer um campeonato em Lucas”, anunciou. O 1° FestLucas, nos dias 9 e 10 de julho, será o ponto de partida para o município promover mais o turismo na região. No primeiro dia, haverá a limpeza do Rio Verde, passeio de caiaque, campeonato de arremesso de iscas. A noite, um jantar, seguido de um show de Pescuma, Henrique & Claudinho. No dia seguinte, a partir das 7h será dada a largada do campeonato local de pesca. O prêmio para o primeiro lugar será um grande atrativo: um Fiat Uno 0 km.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE