A principal meta da Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) proposta pelo governador Silval Barbosa é o programa "Mato Grosso Integrado, Sustentável e Competitivo". O programa prevê a interligação de todos os municípios mato-grossenses através de pelo menos uma via de acesso pavimentada até o fim do mandato de Silval Barbosa, em 2014, com o objetivo de gerar mais desenvolvimento para o Estado. Para tanto o governador e o secretário da pasta, Arnaldo Alves, vem pleiteando junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o financiamento de R$ 1,5 bilhão.
Na última reunião junto ao BNDES, no Rio de Janeiro, no dia 22 de novembro, foi entregue uma carta-consulta e apresentado o programa de desenvolvimento do Estado de Mato Grosso. Na próxima reunião com a equipe de análise técnica do programa junto ao banco será verificado o andamento da carta-consulta e entregue o mapa com as rodovias previstas no programa Mato Grosso Integrado, Sustentável e Competitivo bem como as obras de infraestrutura conjeturadas no Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
"Esses dados serão utilizados pela comissão técnica como fonte de consulta", explicou Arnaldo Alves que disse ainda que os recursos do financiamento serão destinados para interligações municipais do programa Mato Grosso Integrado, Sustentável e Competitivo assim como em algumas interligações regionais do Estado, perfazendo 2.100 quilômetros de novas rodovias.