quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Espaçamento entre linhas melhora cultivo de milho em Lucas Rio verde

PUBLICIDADE

Com o objetivo de auxiliar os produtores de milho para aprimorar o plantio a Fundação Rio Verde, de Lucas do Rio Verde, realizou uma pesquisa na safrinha do milho 2004/05 e esclarece quais as melhores técnicas de espaçamentos, que quando aplicadas entre as linhas, podem melhorar a produtividade obtida. “O milho de segunda safra sofre algumas limitações de ambiente que as vezes colocam em risco a produtividade da cultura, sendo a principal, a deficiência hídrica. Novas tecnologias, como a redução de espaçamento entre linhas do milho tem sido recomendada com o objetivo de melhorar o aproveitamento da água para a cultura”, disse, o chefe de Pesquisas e Desenvolvimento Agro-ambiental da fundação, Clayton Giani Bortolini.

Segundo a pesquisa, foi constatado que a redução do espaçamento entre linhas do milho melhora a distribuição das plantas e maximiza o aproveitamento das condições de ambiente como água, luz e nutrientes, e conseqüentemente a produtividade da cultura.

“Em seis anos de pesquisa definiu-se que o espaçamento entre linhas reduzido (45-50cm) é o que proporciona maior produtividade e segurança ao produtor. A segunda etapa dos ajustes começou a ser efetuada em três anos, e tem como objetivo ajustar quais as melhores populações de plantas para cada situação de época de semeadura, nível de fertilização em cada espaçamento. Este trabalho foi executado em duas safras anteriores e deverá prosseguir por mais algumas safras. Com ajustes finos, as produtividades de cada híbrido tende a ser superior em produtividade, o que irá destacar as cultivares com tecnologias bem definidas para cada situação”, acrescenta.

Cleiton esclarece como foi realizada a pesquisa. Segundo ele, nesta safrinha, foi implantado um experimento com as cultivares P30F90 e P30S40, em duas épocas de semeadura, uma dentro do ideal (11 de fevereiro) e a segunda mais tardia (28 de fevereiro). Cada uma destas épocas recebeu dois níveis de adubação, um de alta e um de média tecnologia, dois espaçamentos entrelinhas (45 e 90cm) e quatro populações de plantas/ha (30, 45, 60 e 75 mil plantas/ha).

Como adubação de base, os dois níveis de tecnologias receberam 250kg/ha de fertilizante NPK 09-19-19 mais micros, aplicado ao sulco de semeadura. O nível de tecnologia media não recebeu adubação de cobertura. Para a alta tecnologia, a adubação de cobertura foi de 200kg/ha de fertilizante NPK 20-00-20 com o milho em 4-5 folhas e mais 1358kg/ha de uréia, com o milho no estágio de 8-9 folhas. O experimento foi conduzido em blocos casualizados, dispostos em parcelas subdivididas com quatro repetições.

Dos resultados obtidos, para a primeira época de semeadura, de 11 de fevereiro, os rendimentos de grãos variaram de 83,5 a 109,9 sacas/ha para o nível de alta tecnologia em fertilização de plantas e entre 81,5 e 98,1 sacas/ha para o nível de media tecnologia de fertilização.

Em relação ao espaçamento entre linhas, mais uma vez a utilização de espaçamentos reduzidos proporcionaram maiores produtividades do que as de 90cm, sendo 7 e 11% superiores para as cultivares P30F90 e P30S40, respectivamente, no nível de alta tecnologia. Na tecnologia média os incrementos foram de 14,8 e 10,5% superiores nas cultivares P30F90 e P30S40, respectivamente.

“Considerando as situações normais de lavouras em Lucas do Rio Verde, para esta época de semeadura seria utilizado no espaçamento de 90cm a população de 45 mil plantas/ha. Com a adequação do espaçamento para 45cm, a população ideal seria de 60 mil plantas/ha. Isto proporcionaria incremento de produtividade de 8 a 21,6% para as cultivares P30F90 e P30S40, respectivamente, no nível de alta tecnologia”, completa, Clayton.

Ele ressalta, ainda, que na tecnologia média, ou seja, com adubação de cobertura, as produtividades foram de 13,7% para as duas cultivares, sendo recomendado o estande de 60 mil plantas/ha. “Se houvesse redução das sementes de lavoura, como observado em alguns casos, a diferença de produtividade seria ainda maior”, afirma.

Para a data de semeadura de 11 de fevereiro o melhor espaçamento entre linhas foi de 45cm. Para a população de plantas por hectare, para 45cm a melhor produtividade foi obtida com 60 mil plantas/ha, independente do nível de tecnologia e da cultivar. Para o cultivo de 90cm os melhores estandes devem situar-se abaixo de 60 mil plantas/ha.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

INSS começa a pagar hoje décimo terceiro antecipado

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro...

Empresas em Sorriso ofertam 176 vagas de empregos

Na capital do agronegócio, empresas e indústrias estão contratando...

Empresas de Colíder contratam 35 novos profissionais

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 35 novas vagas...
PUBLICIDADE