Hoje, às 15h, a Conab, setores do governo e representantes da iniciativa privada discutem a implantação de um projeto piloto envolvendo a multimodalidade de transporte para remoção de milho dos estoques governamentais armazenados no Mato Grosso, tendo como destino as regiões Norte e Nordeste. Serão analisadas estratégias de redução nos gastos com transporte, utilizando os modais mais apropriados para o deslocamento de produtos com baixo valor agregado. “O resultado dessa operação deverá incentivar o empresariado privado no uso multimodal para o escoamento da produção agrícola nacional”, prevê o diretor de Gestão de Estoques da estatal, Rogério Colombini.
A reunião contará com a participação das agências oficiais de transportes terrestres, aquaviários e ferroviários – ANTT, ANTAQ e ANTF -, representantes da Casa Civil, da Agricultura, dos Transportes e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Por parte da iniciativa privada, representantes dos segmentos ferroviário, hidroviário, rodoviário e marítimo também vão contribuir para a definição de um novo desenho logístico que atenue a exclusividade rodoviária nas remoções de grãos das regiões de fronteira agrícola.
O governo federal realiza, anualmente, grandes deslocamentos de produtos para regularizar o abastecimento nacional e o estado do Mato Grosso, em função da precariedade de sua infra-estrutura, contrapondo-se à importância do seu agronegócio, aparece como um ofertante de última instância, cabendo ao governo a tarefa de complementar o escoamento das suas safras.
Nesta reunião, deverá ser agendada a data do leilão, que envolverá 10,3 mil toneladas de milho dos estoques governamentais situados em Sorriso e Sapezal, no Mato Grosso, e terá como destino municípios, na sua maioria situados na região Nordeste, para atendimento ao Programa Venda em Balcão.