

O diretor do Procon Sinop e presidente do Fórum dos Procons Matogrossensses, Cristiano Peixoto Duarte, pediu "às empresas que facilitem a vida do consumidor que pretendem pagar suas dívidas, eliminando os juros e as multas. Mas cada empresa vai trabalhar da forma que lhe é permitido, desde que respeite a legislação", disse, através da assessoria. "Independente disso, todas as empresas que participam deste mutirão querem ajudar o consumidor a se regularizar e só esse desejo já é extremamente positivo, esperamos que muitas pessoas nos visitem e aproveitem esta oportunidade", acrescenta.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor os juros moratórios são limitados a 1% (um por cento) ao mês, conforme art. 406 do Código Civil e artigo 161, parágrafo primeiro, do Código Tributário Nacional. O referido percentual deve ser aplicado proporcionalmente aos dias de atraso. Assim, o percentual a ser aplicado é de 0,033333% por dia de atraso que incidirá no dia seguinte ao do vencimento até a data do pagamento da obrigação pelo devedor. A multa por atraso de pagamento é limitada a 2% (dois por cento) para qualquer contrato de relação de consumo, segundo determina o artigo 52, parágrafo primeiro do Código de Defesa do Consumidor, lei 8078/90.
Além das empresas que estarão no mutirão dos dias 15 e 16, outras empresas da cidade participam da campanha 'consumidor positivo', atendendo aos clientes nas suas sedes. Neste formato, a campanha segue até o dia 31 de março. "Não tínhamos espaço suficiente para todas as empresas e alguns lojistas não tem equipe para ser dividida, por isso muitos estão atendendo em suas lojas. Alias, nosso conselho é que todos os lojistas da cidade aproveitem esse momento, para zerar suas contas a receber, usando a melhor arma que um comerciante pode ter, o diálogo", concluiu o presidente da CDL, através da assessoria.


