PUBLICIDADE

Empresas de Sinop têm até 30 de maio para contratar jovens aprendizes

PUBLICIDADE

O prazo foi estipulado na última reunião em Sinop entre fiscais da DRT (Delegacia Regional do Trabalho) e empresários do município. Eles realizaram uma fiscalização em comércios e indústrias de Sinop e região quanto à contratação de menores aprendizes, imposta através de uma lei, na qual diz que todas empresas têm que contratar de 5% a 15% de seus funcionários, entre jovens aprendizes.

O processo para essa contratação é feito através de cursos oferecidos pelo SENAC (Serviço de Aprendizagem Comercial) e Senai (Serviço de Aprendizagem Industrial). Durante o período de um ano os jovens, que têm entre 14 e 16 anos, tomam noção de comércio em geral e são capacitados profissionalmente. Neste período de curso os aprendizes são contratados, com carteira de trabalho assinada e remuneração. Ao final do curso fica a critério da empresa decidir se contrata ou não, definitivamente, o aprendiz.

Nas reuniões foi levantada ainda a cota de jovens que deve ser contratada é de 114, no total. Ao todo 60 comércios e 29 indústrias foram notificados, quanto à esse trabalho.

“Passado o prazo estipulado, as empresas que não contratarem os aprendizes, terão que se justificar junto a DRT, sob a condição de penalidade com multa”, disse ao Só Notícias, o auditor fiscal do Ministério do Trabalho, responsável pela fiscalização, Sebastião Estevam dos Santos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso contratam mais de 200 novos profissionais

Empresas e indústrias sediadas no município contratam 218 novos...

Aumenta 3,6% número de empresas em Mato Grosso; Sinop é 3ª

A Redesim, sistema informatizado para registro e legalização de...
PUBLICIDADE