Os empresários do varejo nacional esperam um forte crescimento do faturamento e das vendas físicas no dia das mães, revela a pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial. A expectativa para o bom desempenho da data é a maior desde 2006. Dos entrevistados, 54% esperam aumento do faturamento em relação à mesma data de 2007, 38% a estabilidade e apenas 8% aguardam queda. A evolução média esperada para o faturamento, nesta data, é de 14,8%.
Em 2007, 41% esperavam aumento do faturamento e 47% estabilidade em relação à mesma data do ano anterior. Em 2006, na mesma referência, 37% dos empresáriosaguardavam aumento do faturamento e 40% acreditavam em estabilidade.
As grandes empresas são as mais otimistas, com 80% de seus empresários apostando no aumento do faturamento, ante 59% das médias e 49% das pequenas. Na análise regional, os empresários do Norte (63%) e do Centro-Oeste (59%) são os que acreditam em um faturamento maior na comparação com a mesma data de 2007. A região Sul tem 57% de seus varejistas trabalhando com a perspectiva de aumento do faturamento e o Nordeste e o Sudeste empatam nesse otimismo, com 51%.
Em relação às vendas físicas (volume de vendas), 56% dos empresários entrevistados esperam aumento, 36% estabilidade
e, novamente, apenas 8% acreditam em queda. Em 2007, 47% esperavam elevação das vendas físicas e em 2006, 35%. O acréscimo médio esperado nas vendas físicas no dia 2008 é de 14,4% em relação à mesma data do ano passado.
Novamente, as grandes empresas são as mais otimistas, na opinião de 82% de seus empresários haverá um aumento das vendas físicas. Os empresários das médias e pequenas empresas dividem um otimismo ligeiramente inferior, 60% e 53%, respectivamente.
Na avaliação por região, o Centro-Oeste registra o maior otimismo empresarial em relação às vendas físicas, com 63% de seus varejistas apostando na elevação. Na seqüência estão Norte (59%), Sul(58%), Nordeste (56%) e Sudeste (54%).