A Associação Comercial e Empresarial de Sorriso- ACES, promoveu um encontro ontem, entre comerciantes e representantes do poder público municipal para proporcionar a classe empresarial um debate sobre a situação econômica, buscando soluções para amenizar os problemas a serem enfrentados. Estiveram presentes o vice-prefeito Luiz Carlos Nardi, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Alei Fernandes, o vereador Gilberto Possamai, diretores da ACES, e aproximadamente 50 empresários.
O presidente da ACES, Laércio Estrela, expôs os objetivos do encontro. Entre os assuntos levantados pelos empresários, foi discutido o número expressivo de vendedores ambulantesno município. A reclamação dos comerciantes é que os ambulantes, por não pagarem impostos, funcionários, aluguel, entre outras despesas, fazem concorrência desleal.
Como solução para este problema, o vice-prefeito assumiu o compromisso de reforçar a fiscalização. Luiz Carlos Nardi disse que, se for necessário, requisitará o apoio da Polícia Federal e Militar. A administração também deve realizar campanhas de conscientização da população sorrisense, onde divulgará os telefones para denunciar os vendedores ambulantes.
Alguns comerciantes reclamaram ainda sobre o aumento do imposto ISSQN – Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza, que prejudicou demasiadamente as pequenas contruções. Segundo um empresário do ramo, o valor deste imposto foi triplicado, causando grave crise no setor. O vice-prefeito afirmou que o poder público está revendo o aumento.