Economia

Empresários de Sinop terão curso sobre exportação hoje

Começa hoje, na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Sinop, um curso sobre exportação promovido pela Secretaria de Comércio Exterior, com apoio da Sicomex Assessoria e Classificação Vegetal, CDL e Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso).

A região Norte de Mato Grosso, mais especificamente o pólo de Sinop, está entre as que mais exportam produtos em Mato Grosso. Além dos produtos agrícolas (soja, arroz, algodão, milho), são exportados ainda carne e madeira. O objetivo do curso é auxiliar os produtores, comerciantes e industriais nesse processo. Pelo menos 09 empresários do ramo madeireiro já se inscreveram.

O conteúdo programático do curso terá uma introdução ao comércio exterior, apresentando o cenário econômico e esclarecendo questões como “Por que exportar?” e
“Quem pode exportar?”. Vai destacar ainda a internacionalização de empresas, planejamento estratégico da exportação e pesquisa de mercado, com administração do comércio exterior brasileiro, Órgãos intervenientes/anuentes; classificação das Mercadorias – NCM; normas administrativas de exportação; Incoterms 2000; formação do preço de exportação; benefícios dos acordos internacionais; modalidades de pagamentos internacionais; incentivos fiscais para as exportações; Associativismo e Arranjos produtivos locais, entre outros temas.

O curso será das 08:00 às 18:00h. As inscrições poderão ser feitas na hora.