sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

Empresa quer implantar fábrica de combustível alternativo em Diamantino

PUBLICIDADE

Diretores da empresa goiana Hedesa e um técnico da Eletronorte apresentaram um projeto de combustível alternativo ao prefeito municipal de Diamantino, Francisco Ferreira Mendes Júnior, numa reunião no gabinete com a presença do vice-prefeito, secretários e vereadores.
     
A Hedesa trabalha com pesquisa e tecnologia de combustíveis alternativos e traqueamento termo-catalítico. Os diretores apresentaram o trabalho da empresa durante o Seminário do Biodiesel realizado nos dias 23, 24 e 25 de maio em Cuiabá, e foram convidados a apresentar o projeto ao prefeito municipal.
    
Diferente do biodiesel, o combustível alternativo obtido com a utilização de oleaginosas não utiliza álcool como catalisador e nem obtém a glicerina como subproduto. “Obtemos hidrocarbonetos similares ao petróleo, o biodiesel é um éster. No caso dos hidrocarbonetos eles podem ser adicionados 100% no tanque de combustível. A quebra das moléculas dos óleos fornece além do diesel, a gasolina e o gás. Os preços da produção dos hidrocarbonetos são tão competitivos quanto os do biodiesel”, explica o diretor técnico da Hedesa, Antônio Wander Leite Vieira.
     
O Governo Municipal de Diamantino pretende investir no biodiesel porque além de gerar divisas para o município e ofertar combustível mais barato, os assentamentos do município serão estimulados. A comunidade rural seria a fornecedora da matéria-prima para a fabricação do combustível alternativo.
     
A Hedesa pretende montar uma fábrica em Rio Branco, no Acre. O projeto conta com o apoio do Governo daquele Estado e da Eletronorte.
     
     

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Diamantino contratam 511 funcionários e em Nova Mutum 63

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 511 vagas de...

Principal aeroporto de MT tem mais um mês de queda no número de passageiros

Passaram pelo Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, no...

Mato Grosso tem 25 mil contratações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...
PUBLICIDADE