PUBLICIDADE

Empresa deve começar voos após conclusão das obras no aeroporto em Nova Mutum

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero

A empresa regional só deve iniciar voos comerciais após a conclusão das obras necessárias para transformar o aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes de privado para público. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Jimmy Huppes, o processo é demorado já que precisa de licitação, mas está em fase de conclusão. “Estamos terminando as obras para fazer a homologação e transformar o aeroporto de privado para público. Está sendo construída uma guarita e já foi feita a aplicação de lama asfáltica. Agora, falta a pintura. Infelizmente, tudo isso depende de licitação. A previsão é que seja concluído nos próximo dias. Estamos mantendo contato com a empresa. É aguardada essa conclusão para dar continuidade no processo da vinda deles para Nova Mutum”.

A previsão é que a empresa opere voos de segunda a sextas-feiras, de Nova Mutum a Cuiabá, ida e volta, com aeronaves modelo Grand Caravan que tem capacidade para 9 passageiros e 2 tripulantes, autonomia de voo de 6 horas e 30 minutos, voando, em média a 300 km/h.

O 4º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV) já emitiu parecer favorável para transformar o Aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes de privado para público. A prefeitura havia ingressado com esse pedido para o que o aeroporto pudesse iniciar a operação de voos comerciais. Esse trâmite faz parte do processo de homologação do aeroporto e regulamentação junto ao Comando da Aeronáutica e Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). O parecer regulamenta também o uso do espaço aéreo.

A prefeitura inaugurou, em março do ano passado, o terminal de embarque e desembarque do aeroporto, que conta com uma pista 1,6 mil metros de comprimento toda pavimentada com 24 metros de largura. Em janeiro, a prefeitura iniciou as tratativas com uma empresa aérea para que comece a operar voos comerciais ligando Nova Mutum a Cuiabá com conexões para todo país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após seis dias internado por acidente de moto em Sinop

Francisco de Assis Conceição Beniz, de 49 anos, faleceu...

Quatro são presos e um baleado em confronto com a PM em Mato Grosso

Cinco integrantes suspeitos de integrarem uma organização criminosa foram...
PUBLICIDADE