PUBLICIDADE

Empresa deixará de operar com voos diários no Nortão

PUBLICIDADE

Há seis anos em Mato Grosso com voos diários para quatro cidades (Cuiabá, Juara, Juína e Aripuanã), a Cruiser Linhas Aéreas deixará de atender o Estado até o fim do ano. A decisão foi motivada pela elevada carga tributária sobre o combustível das aeronaves, a Querosene de Aviação (QAV). A mudança para outra unidade da federação está praticamente tomada, e só será repensada se o governo do Estado reduzir o imposto.

O diretor geral da Cruiser, Paulo Almada, esteve nesta segunda-feira (15) em Brasília consultando técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a transferência da sede. O Estado sondado pela companhia é Minas Gerais, onde a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o QAV é de 2%, enquanto que em Mato Grosso, a carga cheia é de 25%.

"Não dá para mantermos uma companhia aérea em um Estado onde o imposto é alto. Apesar de sermos de pequeno porte, as responsabilidades são as mesmas de uma de grande porte. Vamos para onde o custo é menor". Ele prevê ainda que, se a situação mudar nos próximos meses "todas as empresas deixarão de abastecer o Estado".

Almada afirma ainda que o imposto elevado acarreta em um aumento no preço da passagem aérea. Ele exemplifica dizendo que a tarifa de Cuiabá para Aripuanã não sai por menos de R$ 570. "Os passageiros estão sumindo. Não temos mais como segurar, temos que repassar a alta", diz ao revelar que o combustível de Mato Grosso é o segundo mais caro do país, ficando atrás apenas de Roraima.

O secretário de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz), Eder Moraes afirma que o governo concedeu às companhias aéreas que voam no Estado uma redução de 50% na alíquota sobre o QAV, que baixou para 12,5%. O novo percentual está em vigor desde maio. Para ter acesso ao benefício a empresa têm de se cadastrar junto à Sedtur. "Além disso, as empresas têm isenção na venda das passagens".

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Potencialidades de Mato Grosso são apresentadas em Fórum na China

Mato Grosso foi destaque na 2ª reunião de Cooperação...

Empresas de Lucas do Rio Verde ofertam vagas para assistentes, supervisores, pedreiros e mais setores

Empresas no município estão contratando 69 colaboradores, com auxílio...

Seis frigoríficos de Mato Grosso são habilitados a exportar carne bovina para a Indonésia

A Indonésia oficializou a habilitação de 17 frigoríficos do...
PUBLICIDADE