Sindicatos dos Trabalhadores e Produtores começaram as discussões para definir a convenção coletiva da categoria. Com isso, trabalhadores rurais poderão ser beneficiados com a adoção de um piso salarial e regularização dos contratos de trabalho, em conformidade com a lei trabalhista.
Segundo a secretária de Agricultura e Meio Ambinete, Luciane Copetti, atualmente, cerca de mil pessoas estão empregadas no setor, número que triplica no período de plantio e colheita. Ela acrescenta que o maior problema enfrentado é a informalidade, principalmente no período da safra. “Com a convenção todas as questões trabalhistas, como acordos e rescisões serão feitas pelos próprios sindicatos e uma das metas será combater essa informalidade”, salientou.
A data base da convenção deve ser em agosto, com validade de um ano. As decisões da convenção serão aplicadas para todos os integrantes da categoria. A atividade agrícola é base da economia de Lucas do Rio Verde que possui cerca de 600 propriedades e 340 produtores.