sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Economista diz em Sinop que menos restrições e ampla vacinação na pandemia favoreceram geração de empregos

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: Maurício Vitorino/arquivo)

O economista e educador financeiro, Luís Artur Nogueira, de São Paulo, esteve em Sinop e descreveu, ao Só Notícias, que o relatório da prefeitura, em fevereiro, expondo aumento de 459% em empregos nos mais diversos segmentos (5,1 mil gerados) , nos 12 meses de 2021, é fruto de uma gestão centrada em providências mais leves quanto à Covid-19. Os setores que mais se destacaram são de serviços, comércio, construção e indústria

“Na região prevaleceu o bom senso, que infelizmente faltou em outras partes do país, de não exagerar no lockdown, pois esses locais colheram uma recessão econômica muito maior. Claro, houve uma preocupação com a saúde das pessoas, mas entenderam que assim como já ocorria nos principais países do mundo, era possível manter os negócios com certos protocolos de segurança”, detalhou.

Outro fator que beneficiou, em especial, o setor de serviços para um cenário positivo foi o processo de vacinação, conforme Nogueira. “Na região Centro-Sul, onde Sinop está inserida, o índice de vacinação foi bem acelerado. As pessoas tiveram mais confiança para voltar a sair nas ruas e consumir, e para o meio de serviços isso é um fator primordial. Funcionando em sua plenitude, ele também atuou como um grande gerador de empregos”.

O economista também apontou que as quedas de preços no crédito imobiliário estimulou o ramo de obras, fazendo com que “clientes optassem por novos imóveis ou trocassem para outros, as pessoas estiveram mais tempo em casa e repensaram sobre o local onde moravam, pensado que não era confortável, que precisava de um espaço mais amplo ou resolveram mudar de região”.

Apesar do primeiro mês de 2022 ter revelado uma alta de 21%, com 852 contratações à mais na capital do Nortão, (702 em janeiro de 2021), Arthur indica que o cenário ao longo do ano deve ser de estabilidade. “O ritmo de crescimento será menor, pois em 2020 tivemos o grande período da pandemia com o resfriamento do mercado e 2021 com a recuperação gradual. Porém, o ano atual terá a vantagem de  trabalhar sob a segurança de uma base alta”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...

Empresas de Diamantino contratam 527 funcionários e Nova Mutum 66

Em Diamantino, indústrias e empresas ofertam 527 vagas de...

Sorriso tem melhor marca de passageiros no 1º trimestre no aeroporto

O aeroporto regional de Sorriso Adolino Bedin registrou, em...

ANTT aponta “avanços significativos” em obra de ferrovia entre Goiás e Mato Grosso

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou hoje...
PUBLICIDADE