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Despachante de Sinop é o 1º no Estado a conquistar a certificação ISO 9001:2015

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Só Notícias (foto: assessoria)

Receber a certificação da ISO 9001:2015, que define os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), garantindo a capacidade consistente de oferecer serviços que atendam às necessidades de seus clientes, é um anseio antigo de Valdemir Alcântara, proprietário da Real Despachante, em Sinop. Fundada em 1989, a empresa buscou inovações e se tornou referência no segmento em Mato Grosso. De acordo com o Detran-MT, o Estado possui 211 despachantes, sendo 12 em Sinop e a Real Despachante é a primeira a conquistar a certificação, obtida no mês passado.

“Com a publicação da Resolução Nº 714/2017, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) passou a exigir a ISO 9001:2015 para credenciamento junto ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), resolvemos buscar a certificação e o Sebrae foi fundamental nesse processo. Nos trouxe segurança com uma assessoria de alta qualidade e uma parceria de quem conhece o pequeno empresário. Nossa missão seria muito mais difícil sem o Sebrae”, explicou Valdemir.

Ele explica que por mais complexo que o processo tenha sido, tudo foi muito tranquilo. “Como nossas práticas e rotinas já tinham um bom índice de controle, organização e qualidade, não foi muito difícil atender às exigências da norma da ISO 9001:2015. É um trabalho com detalhamento muito grande e isso demandou esforço e dedicação da nossa equipe. E, esse engajamento foi o fator primordial dessa conquista. Nossos colaboradores sempre foram muito comprometidos e responsáveis e, desta vez, não foi diferente”, destacou o empresário.

Reconhecida mundialmente, o propósito da ISO (International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português) é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas igualmente por todos os países, sem impor uniformidade na estrutura de sistemas de gestão da qualidade ou uniformidade da documentação, podendo variar de organização para organização. No Brasil, é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e estruturada de acordo com a metodologia PDCA (Plan, Do Check, Act ou Planejar, Fazer, Monitorar e Agir, em português).

De acordo com Valdemir, entre as muitas vantagens obtidas, a credibilidade e a padronização merecem destaque. “A padronização das nossas rotinas proporciona uma qualidade ainda maior na prestação de nossos serviços. Isso tudo para que o cliente confie a nós os serviços de documentação do veículo e tenha mais tempo para as atividades que lhe tragam satisfação e bem-estar”, afirmou o fundador da Despachante Real frisando que a ISO atesta o que buscam e praticam há 30 anos. “Serviço de qualidade, visando a satisfação do cliente, contribuindo com a sociedade e o meio ambiente”, concluiu.

A empresa está em sede própria desde 2012, tem 13 funcionários, que encaminha, anualmente, cerca de 7,2 mil documentos relacionados a transferência e emplacamentos de veículos.

A informação é da assessoria do Sebrae.

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