quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Demissões no comércio de Sinop aumentam 29%

PUBLICIDADE

Depois do aumento do índice de demissões no setor madeireiro de Sinop, agora o setor que passou a ter um índice considerável de demissões é o comércio. No mês de setembro aumentou cerca de 29,22% o índice de demissões em relação ao mês de agosto. Os dados são de trabalhadores que estavam com carteir aassinada. De acordo com a unidade do Serviço Nacional do Emprego (Sine) em Sinop, foram recebidos pelo órgão, 199 pedidos de seguro desemprego do comércio em setembro e 154 em agosto. Em julho foram 122 pedidos.

Segundo o coordenador do Sine, Alcides Shimizu, os números apontados apresentaram grandes diferenças por causa dos dias úteis registrados em cada mês, sendo que em setembro foram apenas 16, contra 23 em agosto e 21 em julho.
“As demissões foram tantas que de uma média de 80 vagas que oferecemos por dia, só estamos com cerca de 50/dia para oferecer”, acrescentou, ao Só Notícias.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop, Afonso Teschima Júnior, afirma que esses números são preocupantes e que será díficil uma reação rápida do setor. “Infelizmente esse é o reflexo da crise ecônomica pela qual Sinop passa. Enquanto não houver uma reação do setor madeireiro e da agricultura, não haverá uma reversão desse quadro”, explicou, ao Só Notícias.

Afonso acredita que “pelo fato do ano ter sido atípico, nem mesmo as cotratações temporárias de final de ano serão muitas. Os comerciantes em geral esperam que o fato da Sema [Secretaria Estadual do Meio Ambiente] assumir os trabalhos do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis] mude essa situação, alavancando novamente o setor madeireiro. O que irá refletir diretamente no comércio”, ressaltou.

Apesar do aumento de demissões no comércio, os demais setores também continuam reduzindo pessoal, mas em ritmo menor. Na indústria a queda de demissões foi de 29,86%, . No setor de serviços gerais foi de 29,88%, com 122 em setembro, 174 em agosto e 110 em julho e no setor de agricultura foi de 58,33%, com 15 demissões em setembro, 36 em agosto e 42 em julho.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...

Cresce número de passageiros no aeroporto de Rondonópolis; Alta Floresta tem queda

O aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, registrou aumento...
PUBLICIDADE