sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Deflação de agosto em Sinop apresenta maior índice do ano

PUBLICIDADE

O Índice do Custo de Vida de Sinop (ICVS) em agosto continua com deflação. É o que apontou a última pesquisa feita pelo Departamento de Economia da Universidade de Mato Grosso (Unemat) de Sinop. O índice foi calculado em – 0,77% em relação a julho o que significa que nos últimos 3 meses os custos dos produtos de utilidade pública têm caído, apresentando índices variados, sendo – 0,63% em junho e – 0,28% em julho.

“Considerando-se que a nível nacional os preços apresentaram estabilidade, uma vez que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) não apontou oscilação, na prática, a queda dos preços em Sinop reflete a intensidade da crise econômica que assola a região”, disse ao Só Notícias, o chefe do departamento, Paulo José Körbes.

A pesquisa também mostrou que as maiores quedas foram observadas no setor de alimentação, com deflação de 4,46%, e habitação, deflação de 10,2%. Ainda dentro desse item, o destaque ficou por conta dos produtos de materiais de construção, principalmente cimento, e dos aluguéis residenciais, que vêm apontando fortes quedas nos preços praticados em Sinop.

“As imobiliárias citam dois motivos para a queda no setor de habitação. O primeiro é que as pessoas estão procurando moradias mais baratas e o segundo é que muitas pessoas estão mudando de Sinop para outras cidades”, completa Paulo.

Conforme Só Notícias já informou, o ICVS de fevereiro foi de 0,34%, de março foi de 0,74%, abril de 0,41% e maio de 0,52%. O INPC foi de 0,44% em fevereiro, 0,73% em março, 0,91% em abril, 0,70% em maio, – 0,11% em junho e 0,03 em julho.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...

Empresas de Diamantino contratam 527 funcionários e Nova Mutum 66

Em Diamantino, indústrias e empresas ofertam 527 vagas de...

Sorriso tem melhor marca de passageiros no 1º trimestre no aeroporto

O aeroporto regional de Sorriso Adolino Bedin registrou, em...

ANTT aponta “avanços significativos” em obra de ferrovia entre Goiás e Mato Grosso

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou hoje...
PUBLICIDADE