Técnicas para criação de ovinos serão apresentadas em um curso oferecido para produtores de Lucas do Rio Verde, entre os dias 20 e 27 de novembro. Dentre os temas que serão debatidos estão técnicas de manejo, alimentação, controle e prevenção de doenças, escala de produção, entre outros.
Segundo a secretária municipal de Agricultura, Luciane Copetti, o objetivo é fomentar e buscar fortalecer a atividade no município. “Temos que definir padrões de carne para atender o mercado”, enfatizou. Foi com este objetivo que, no mês de agosto, produtores que estão na atividade criaram o Núcleo de Criadores de Ovinos de Lucas do Rio Verde (Nucriverde).
O segmento quer organizar e fortalecer a atividade, para ganhar mais força e espaço no mercado. A instalação de um frigorífico de ovinos em Sinop, que deve iniciar a operar em fevereiro, também está motivando os produtores, que poderão garantir a venda da produção.
Cerca de 30% da obra já está concluída. Inicialmente, a unidade abaterá 200 cabeças/dia e destinará a produção para São Paulo, principal mercado consumidor de carne de ovinos no país. O frigorífico será o corredor para a comercialização da produção local, que hoje enfrenta muitas dificuldades.
Entre as vantagens da atividade também está a dispensa de altos investimentos com tecnologias, já que os animais são rústicos e ocupam pouco espaço, além de reproduzirem-se com facilidade. Mas uma das exigências é a qualidade genética nos rebanhos para garantir uma carcaça que atenda o mercado.
Estas exigências serão apresentadas durante o curso, organizado pela prefeitura e Senar, que deve reunir mais de 35 produtores.