segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá sediará Seminário Nacional do Desenvolvimento do Milênio

PUBLICIDADE

O colegiado do ODM (Objetivos do Desenvolvimento do Milênio) e ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) se reuniu na Assembleia Legislativa de Mato Grosso no dia 26 de março para discutir o planejamento estratégico para o ano e a programação do primeiro seminário nacional que acontece em maio, na capital.

A proposta do seminário é avaliar o cumprimento das oito iniciativas estabelecidas durante a Cúpula do Milênio, realizada em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para melhorar as condições sociais e ambientais da humanidade e tornar o mundo melhor e mais justo .São as seguintes iniciativas: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

A plataforma de desenvolvimento humanista é apoiada por líderes de todas as nações do sistema ONU. O Brasil foi referenciado pela ONU como exemplo a ser seguido em função do bom desempenho alcançado em relação ao cumprimento das Metas do Milênio.

No entanto, mesmo que na média os dados nacionais estejam positivos, eles escondem índices satisfatórios, sobretudo nas periferias das cidades e nas áreas rurais e Mato Grosso não foge ao panorama nacional.

Diante disse, a ONU propôs a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nas regiões mais remotas e nos municípios onde a cidadania não se fortalece. Durante o seminário nacional serão criadas novas iniciativas para as ODS.

A reunião de sexta-feira contou com a participação da analista de desenvolvimento da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Heliana Corrêa da Costa, como membro do Núcleo Estadual da ODM/ODS, e de Plauto Vieira, membro do Núcleo Municipal da Baixada Cuiabana, além dos secretários dos Núcleos Regionais da Baixada Cuiabana e Regional Sudoeste (Cáceres), Eriseu Ribas Trindade e Francisca de Assis Silva, respectivamente.

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum tem novo crescimento e ganha 500 novas empresas

Empreendedores de Nova Mutum abriram 500 novas empresas, no...

Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em...
PUBLICIDADE