A capital mato-grossense está entre as que tem menor número de famílias endividadas. É o que mostra a pesquisa Radiografia do Endividamento das Famílias Brasileiras, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) divulgada hoje. A pesquisa tem dados comparativos de 2011 a 2013 e informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Das 27 capitais, Cuiabá tem o quarto menor índice de endividamento das famílias ficando com percentual 60% do total de entrevistadas, número abaixo da média brasileira que é de 63%. Só Notícias apurou que aproximadamente 98 mil famílias cuiabanas estão endividadas. Por dois anos consecutivos – 2011 e 2012 – Cuiabá se manteve acima da média, ao contrário do que ocorreu em 2013.
No último ano, ficou fica atrás apenas de São Paulo (SP), com 53%, Belo Horizonte (MG), 53% e Goiânia (GO), 46%. A capital com o maior índice é Curitiba com 87%.
Entretanto, quando o assunto é dívidas em atraso, a capital mato-grossense está entre as cinco primeiras com 31% de famílias que assumiram ter contas vencidas. Palmas (TO) tem menor índice, com apenas 8%. A pesquisa constatou ainda que os cuiabanos comprometem 34% do que ganham com dívidas o que corresponde a uma média de R$ 1.560 por família.