Cuiabá e Várzea Grande aparecem nas últimas posições do “ranking” dos municípios mato-grossenses com mais de 30 mil habitantes que avalia a evolução do emprego formal, em dezembro. Na capital, o resultado foi de 2.306 profissionais dos mais diversos segmentos econômicos demitidos (resultado obtido a partir da diferença entre 7,9 mil desligamentos para 5,6 mil admissões). Já Várzea Grande, foram 873 postos de trabalhos fechados (2,1 mil demissões para 1,3 mil admissões).
O ranking aponta 15 cidades, todas com desempenho negativos. Pontes e Lacerda é a cidade cujo saldo de demitidos é o menor. Nela, houve 288 admissões para 310 desligamentos, registrando resultado de 22 funcionários demitidos a mais. Poconé aparece em seguida, com 31 postos de trabalho fechados (55 demissões e 24 admissões).
Conforme Só Notícias informou, em dezembro, Mato Grosso demitiu 13 mil profissionais de diferentes áreas a mais devido “motivos sazonais” como entressafra agrícola, férias escolares, período de chuvas e esgotamento da bolha de consumo no final do ano. Porém, quando analisado o cenário de janeiro a dezembro, o resultado foi favorável, com 33,6 mil contratados, figurando o melhor resultado desde 2007.
No país, ano passado foram gerados 1,9 milhão de novos empregos. Quando analisado apenas dezembro, fechou com redução de 408.172 postos de trabalho.