quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Coronavírus: presidentes de entidades em Sinop são favoráveis ao fechamento do comércio que começa hoje; medida atinge 12 mil

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Mauricio Vitorino/MB/arquivo - arte: reprodução) - atualizada 09:28h)

Os presidentes da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Klayton Gonçalves e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcos Antônio Alves, reconheceram, em entrevista ao Só Notícias, a importância e se mostraram favoráveis às medidas preventivas de fechamento de parte do comércio como ação emergencial para prevenção do Coronavírus, a partir de hoje por 15 dias. A secretaria municipal de Finanças previu, ao Só Notícias, que a medida atinge cerca de 12 mil pequenas, médias e grandes empresas de diversos segmentos. A medida é para que clientes, funcionários das empresas fiquem em suas casas para evitar risco maior de contágio da doença. Oficialmente Sinop não tem casos mas dois estariam sendo investigados. No Estado, há duas pessoas com a doença.

Estão autorizados a funcionar supermercados, farmácias, padarias, postos de combustíveis, geração de energia e gás, assistência médica hospitalar, tratamento de água, esgoto e coleta de lixo, bancos, cooperativas, lotéricas estão autorizadas a atender. O serviço de delivery (entrega de produtos também pode ser feito).

“Acredito que ninguém esperava uma paralisação do comércio, nem nos piores pesadelos, mas a causa é nobre, é vida, e essa foi uma solicitação de paralisação que não é inventada. O Ministério Público ouviu e acatou o pedido dos três principais hospitais de nossa cidade dizendo que por uma medida de prevenção se fazia necessária essa paralisação, porque se der um pico da epidemia os estragos nas vidas das pessoas seriam grandes”, avaliou Klayton.

“Jamais a ACES estava preparada para isso, ninguém estava preparado, mas temos que acatar. Acreditamos que ao decorrer dos dias esses decretos sejam revistos, conforme os números oficiais forem saindo. É um momento de pensarmos na família, na saúde e na vida. Os impactos financeiros já estão enormes, as consequências para as vidas também, mas a saúde é primordial”, acrescentou.

A confiança em ser a decisão correta também é sustentada pelo presidente da CDL, Marcos Antônio Alves. “Ainda não temos conhecimento específico para determinar se é cedo ou não para fechar o comércio, mas estamos bem confiantes de que a prefeitura, o Ministério Público e os médicos de nossa cidade estão cuidando de nossa saúde e tomando as decisões que julgam ser as melhores. Portanto acatamos o decreto para ficar fechados em isolamento”, expôs.

Marcos ainda ressaltou que desde o início da pandemia, a entidade tem se movimentado. “Temos trabalhado de forma preventiva, tomando atitudes sanitárias e brigando por apoio aos empresários, que perceberam a queda no movimento já há algum tempo. Temos participado das reuniões com o poder executivo e entidades, mostrado a importância de o comércio estar aberto trabalhando e produzindo”, salientou.

“Nos bastidores estamos trabalhando para dar suporte aos empresários neste momento de crise. Estamos articulando com advogados contadores e economistas, além de manter linha direta com as nossas entidades máximas do estado e país, para buscar benefícios aos empresários, minimizando os impactos econômicos do Coronavírus”, destacou Marcos.

A ACES, conforme Klayton, também vêm projetando ações para auxiliar o empresário depois da pandemia. “As dúvidas são as mesmas do micro ao megaempresário, como pagar os colaboradores, como pagar impostos, de que forma vai tocar a vida. Já buscamos a prefeitura, tentando rever impostos, agora vamos buscar rever alguns impostos estaduais”. “O que posso adiantar é que assim que as coisas comecem a clarear no quesito saúde e vida, nós vamos nos mexer totalmente para rever essa economia, fazer ações para motivar o consumo, de medidas preventivas para regularização de dívidas, para que nosso comércio se fortaleça e saia tão rápido dessa quanto entrou. Tudo é muito rápido, não conseguimos enxergar a longo prazo, as mudanças são drásticas. É uma questão de se adequar dia após dia”, ressaltou.

O presidente da associação completou destacando que “temos que levar calma à população, estamos todos no mesmo barco, e agora temos que olhar a melhor maneira para que não afunde. Não é momento de pânico, podemos sair juntos dessa situação, minimizar os impactos”, completou.

Conforme Só Notícias já informou, a prefeita Rosana Martinelli e lideranças que formam o gabinete de situação e enfrentamento ao Coronavírus, definiram, na sexta-feira à noite, que a partir de hoje começa a situação de emergência em Sinop como forma de prevenção da pandemia do Coronavírus. Grande parte do comércio vai fechar. Poderão funcionar apenas supermercados, farmácias e postos de combustíveis.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senador de MT defende redução da maioridade penal após homicídios de motoristas de aplicativos

O senador Jayme Campos (União-MT) afirmou, em pronunciamento na...

STF autoriza criação de cadastro público de pedófilos e agressores de mulheres em Mato Grosso

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade,...

Governo autoriza obras em Complexo Viário para melhorar trânsito em Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) assinou...

Mauro inaugura nesta 6ª e sábado pontes e asfaltamento de rodovias no Nortão e Noroeste

O governador Mauro Mendes estará em Juara, nesta sexta-feira...
PUBLICIDADE