A diretoria da Cooperativa Agropecuária Mista de Produtores Rurais de Sinop (Coopernop) já iniciou o recebimento das quotas partes dos mais de 30 cooperados para dar continuidade aos projetos.
De acordo com o presidente Mauro Dall’ Agnol, o local onde funcionará a sede da já foi definido, fica no setor industrial e está passando por reformas. A previsão é que até o final do mês, esteja instalada em sua sede própria. Atualmente, o atendimento acontece na Secretaria Municipal de Agricultura.
No local funcionará o setor administrativo, loja de produtos agropecuários e o mini Ceasa (Central de Abastecimento). “Iremos nos organizando conforme a produção desses 30 cooperados” explicou o presidente.
Mauro destacou que a loja, que funcionará na sede da Coopernop, será um grande auxílio para os associados, já que os produtos serão comercializados por um preço inferior ao de mercado. “Acreditamos que aos poucos os produtores irão perceber as vantagens de se trabalhar no sistema cooperativista”, disse.
O prefeito Nilson Leitão também destacou que Sinop cresceu diferente de outras cidades, porque se organizou em todos os setores. “Nós só precisávamos melhorar a agricultura familiar. E hoje graças ao empenho desses produtores demos o primeiro passo para criação de um pólo de distribuição de hortifrutigranjeiros”.
Atualmente, 98% dos hortifrutigranjeiros consumidos no município vêm de outras cidades. Com a criação da Central de Abastecimento (Ceasa) e a cooperativa, a produção será organizada já com comercialização garantida.
Outro projeto importante que está em andamento é a criação do laticínio para receber e industrializar a produção dos associados.