PUBLICIDADE

Consumidor pode aproveitar compras de natal para aderir a cadastro positivo

PUBLICIDADE

Os consumidores brasileiros podem aproveitar as compras de final de ano para aderir ao cadastro positivo, e os bons pagadores já vão começar a se beneficiar com juros diferenciados já no início de 2012. De acordo com a Serasa, uma empresa de financiamento de veículos vai oferecer redução de até 20% nas taxas de juros.

O cadastro positivo foi criado por lei em junho deste ano e tem como objetivo registrar a pontualidade nos pagamentos das contas. As empresas, por sua vez, usam os dados para oferecem melhores condições de pagamento para os clientes que pagam as dívidas em dia.

Desconto de 20% em financiamento
De acordo com a Serasa, a Omni, empresa especializada em financiamento de veículos com dez anos ou mais de uso, vai começar a beneficiar seus clientes já em 2012. De acordo com o perfil do consumidor, os descontos poderão chegar a 20%.

Na prática, em um financiamento por 36 meses de um veículo ano 2000, por exemplo, que custe na faixa de R$ 10 mil, o abatimento pode chegar a R$ 1.152.

Reconhecendo os bons pagadores
O presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro, explica que a maior parte dos brasileiros paga as contas em dia, mas como não havia um sistema que registrava os dados referentes as dívidas dos consumidores, todos eram tratados de forma igual.

Com o cadastro positivo, porém, a situação muda, mas Loureiro ressalta, "somente para quem aderir". "O desconto ao bom pagador será possível porque a empresa que está concedendo crédito terá condições de obter dados seguros sobre o histórico de pagamentos assíduos dos consumidores, diminuindo os riscos na cessão de empréstimos", finaliza Loureiro.

Como participar
Os consumidores pode aderir ao cadastro positivo pelo site da Serasa (www.serasaexperian.com.br/cadastropositivo), indo a uma agência da Serasa ou se cadastrando nas empresas com as quais mantêm relação de crédito.

No site, o consumidor irá preencher um termo de autorização de inclusão no cadastro, fornecendo dados pessoais. Na sequência deverá imprimir esse formulário, assiná-lo e reconhecer firma, o que garantirá a segurança do processo. O termo deve ser enviado pelo correio à Serasa Experian, com cópias autenticadas do CPF e da carteira de identidade. Em um prazo de sete dias, a partir do recebimento dos documentos, o consumidor será incluído no cadastro positivo.

Caso opte por ir a uma agência da Serasa Experian e fazer a adesão ao cadastro positivo, não é necessário reconhecer firma da assinatura. Basta apresentar um documento de identidade com foto original ou cópia autenticada. Em um prazo de uma semana, o CPF já está incluído no cadastro. A relação dos endereços das agências também está no site da Serasa.

Caso o consumidor opte pela última alternativa, ele deve pedir para a empresa que inclua seu CPF no cadastro positivo. Algumas já têm acrescentado nos seus contratos a cláusula que prevê a adesão.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE