sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Consultas no SPC em Sinop aumentam

PUBLICIDADE

No mês de abril, apesar das vendas não terem sido grandes, as consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) aumentaram. Uma das razões seria o receio dos comerciantes quanto a cheques sem fundos que teve um certo aumento nos últimos dias.

Em Sinop, os lojistas fizeram 15,34% mais consultas ao SPC, em abril de 2005 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Neste ano foram 14.766 consultas, em 2004 foram 12.792. As consultas de cheques foram 13,79% maiores que em abril de 2004. Sendo, 5.314 neste ano e 4.670 ano passado.

Muitos comerciantes reclamam que as vendas não pararam, mas diminuíram em torno de 30% e muitas vezes os comerciantes estão abrindo a mão da lucratividade para manter o capital girando. Além da preocupação por parte dos proprietários, os trabalhadores também estão receosos, pois o risco de desemprego aumentou, só na área rural, foram 90% de demissões registradas.

Com a falta de trabalho a inadimplência também aumentou. Neste ano foram registrados 2.750 inadimplentes, 8,10% a mais que em 2004, quando foram 2.544. Desses, foram 1,726 cancelados em abril de 2005 e 1.525, na mesma época de 2004, 13,18% a mais.

O presidente da CDL Sinop, preocupado com esta situação e consciente da crise no agronegócio, tem procurado a APA (Associação dos Produtores de Arroz) e o Sindicato Rural para juntos buscarem uma solução. “Apesar da crise estou otimista e apostando no dia das mães e na Exponop, duas datas que sempre foram muito fortes para o comércio. Agora não vamos ficar de braços cruzados e os produtores podem contar com os comerciantes nas ações de protesto junto ao Governo Federal”, disse Afonso Teschima Junior.

Amanhã, pela manhã, a CDL estará reunida com o a APA e o Sindicato Rural e no final do dia com os produtores rurais e comerciantes de Sinop e região.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Diamantino contratam 527 funcionários e Nova Mutum 66

Em Diamantino, indústrias e empresas ofertam 527 vagas de...

Sorriso tem melhor marca de passageiros no 1º trimestre no aeroporto

O aeroporto regional de Sorriso Adolino Bedin registrou, em...

ANTT aponta “avanços significativos” em obra de ferrovia entre Goiás e Mato Grosso

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou hoje...

Mato Grosso aumenta em 32% produção de etanol e é o 2º maior do país

Mato Grosso se tornou o segundo maior produtor de...
PUBLICIDADE