A malha viária da região Norte começará a ser recuperada pelas patrulhas mecanizadas, entregues ontem, pelo Governo do Estado, aos consórcios regionais. O cronograma de obras será definido pelos próprios municípios que integram os consórcios Vale do Teles Pires, Portal da Amazônia, Alto do Teles Pires e Vale do Arinos. Em todo o Estado são 15.
As máquinas custaram R$ 77 milhões e serão pagas em 18 prestações. São 105 caminhões basculantes, 21 escavadeiras, 21 pranchas semi-reboque, 42 motoniveladoras, dois caminhões de lama asfáltica e 21 caminhões comboio. Cada patrulha contém ainda, uma escavadeira, duas motoniveladoras, cinco caminhões basculantes, um comboio lubrificante, uma prancha semi-reboque e o caminhão de apoio.
Os custos para manutenção de cada uma das patrulhas serão divididos entre a Sinfra e cada um dos consórcios.
As melhorias nas estradas e rodovias beneficiarão, desde os veículos que transportam a produção agrícola de cada região, seja a soja, o algodão, o arroz ou a carne, até os veículos que transportam estudantes da zona rural para as escolas, turistas em trânsito pelo Estado, ou pacientes enfermos que necessitam de tratamentos médicos mais complexos disponíveis só na região Metropolitana da Capital, enfatizando o benefício social, em paralelo com o econômico.
A malha viária não pavimentada de Mato Grosso é de 24 mil quilômetros.