Buscando a formulação de novos conceitos de desenvolvimento e da necessidade de planejar o crescimento das cidade como forma de garantir o fortalecimento econômico, a valorização das potencialidades locais, a administração municipal está elaborando o Plano Diretor Participativo. Só Notícias apurou que diversas reuniões foram feitas com representantes de entidadades, a sociedade organizada, e a conclusão do plano deve ficar pronta em 2007. O projeto seguirá as diretrizes do Estatuto da Cidade, que coloca o plano diretor como o “o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana”.
Para que possa ser um instrumento útil ao desenvolvimento local, é necessário, inicialmente, identificar e mapear as atividades econômicas existentes na zona urbana e rural. A equipe já está fazendo um levantamento do cenário atual do
município em todos os seus aspectos.
Já foram realizadas neste ano a leitura comunitária do código tributário com a Associação dos Contadores; a discussão do código sanitário, juntamente com membros da Saúde e a discussão do código de obras, juntamente com os profissionais da área. Também já foram realizados seminários em praticamente todos os bairros, bem como nas comunidades de Itambiquara, Groslândia e São Cristóvão. Além de coordenar o desenvolvimento da cidade, o projeto vai causar mudanças no trânsito, no código de obras e outros setores. A equipe técnica é formada por 14 profissionais nas áreas de arquitetura, direito, engenharia sanitária, serviço social, economia, entre outras.