Economia

Concessionárias de veículos esperam por queda de juros para atrair consumidores em Mato Grosso

Apesar da queda de 7,38% no mês passado com relação a agosto, as vendas de veículos registram aumento de 15,85% em Mato Grosso no acumulado do ano. Os dados foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Ao todo, considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, foram comercializados nos últimos 12 meses 79.839 veículos contra 68.914 no período anterior.

No mês de setembro vendeu 8.495 unidades e em agosto foram 9.172. Essa queda de 7,38% não era esperada pelos gestores de concessionárias. Para setembro em comparação com agosto, a única alta registrada foi no segmento de motos, que apresentou crescimento de 1,68%. Em todos os demais segmentos ocorreu redução nesse período. No segmento de automóveis e comerciais leves teve redução de 11,86%. No de caminhões, a queda nos emplacamentos alcançou 7,87% e no de implementos a baixa ficou em 11,41%.

Um dos fatores que podem ter influenciado no resultado negativo de setembro é a confiança do consumidor. “Não teve queda de juros. Apenas alguns setores sentiram esta esperada redução. A alta do dólar reflete a opção por investir na moeda americana. Uma alta constante afeta a maioria das economias no mundo. Isso, logicamente, atinge o consumidor brasileiro que fica mais receoso. Parece-nos que o cenário político, de embates e decisões no Congresso, influencia muito também”, avalia o diretor da Fenabrave – Regional Mato Grosso, Paulo Boscolo.

Ele completa: “Mas o setor tem esperança de recuperação de perspectivas positivas e uma consequente melhoria nos resultados do mercado. Também é preciso considerar que no acumulado, os números confirmam as previsões do setor”, afirmou Boscolo.

Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)