O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Nevaldir Graf (Ticha), confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que a Azul Linhas Aéreas enviou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) solicitação para incluir Sinop como novo destino. De acordo com assessoria de imprensa da companhia aérea, caso autorizado pela agência, Sinop terá ligação ao aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), a partir do dia 15 de setembro, com operações seis vezes por semana (de domingo a sexta-feira).
O pedido destaca saída de Sinop às 0h30 e chegada em Campinas às 5h03. Já no sentido contrário, o voo será noturno, com chegada às 23h59 em Sinop. Haverá breve parada em Cuiabá. Os horários, segundo assessoria, também estão sujeitos a aprovação e poderão sofrer alterações.
Os jatos a serem utilizados São Embraer 190 e 195. Pelo menos 30 conexões estarão disponíveis aos sinopenses, como Rio de Janeiro, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Belo Horizonte, Belém, Brasília, Fortaleza, Ilhéus, Joinville, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Uberaba, Salvador, Vitória, entre outras.
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras tem pouco mais de dois anos de operação e conecta 38 destinos, 37 cidades, com 230 voos diários. Conta com uma frota de 37 aeronaves, composta por dez Embraer 190 e 20 Embraer 195, e sete ATR 72-200.
Caso seja aprovado o pedido, está será a terceira companhia aérea a se instalar no município. A primeira está em atividade há vários anos, com rotas para o Sul do país. Nesta semana, a segunda empresa começou as atividades, ligando o município com Brasília, Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro e outros.