A ampliação do comércio bilateral envolvendo o Brasil – mais especificamente Mato Grosso – e o Chile será discutida entre os dias 10 e 14 de junho. Uma comitiva liderada pelo Intendente Regional da XV Região portuária chilena de Arica – Parinacota, Luis Rocafull López, visitará o Estado para reunir-se com autoridades e empresários, no intuito de promover uma aproximação entre as partes e apresentar as possíveis vantagens comerciais envolvendo os dois países.
Durante a reunião, na próxima quinta-feira, a partir das 15h30, na sede do Sistema Federação das Indústrias (Sistema Fiemt), em Cuiabá, a comitiva apresentará o potencial de mercado entre Chile e Mato Grosso, bem como as vantagens de utilização do porto e zona franca de Arica. “A participação da classe empresarial é de extrema importância. Serão apresentadas oportunidades para exportadores e importadores”, afirma o vice-presidente do Conselho de Integração Internacional (Coini) da Fiemt, Serafim Carvalho Melo.
Para o representante da Fiemt, a visita auxiliará na retomada de um expressivo relacionamento comercial entre os dois países. “O Estado já chegou a exportar quatro mil toneladas de carne para o Chile, via São Paulo e Argentina, de caminhão, mas desde 2006 o comércio do produto está zerado”, ressalta.
Segundo ele, a iniciativa busca, ainda, criar uma rota comercial direta. “Atualmente, os produtos mato-grossenses passam por uma série de intermediários antes de chegar aos portos chilenos”, explica. Os interessados em participar da reunião com a comitiva chilena devem entrar em contato com o Centro Internacional de Negócios (CIN) do Instituto Euvaldo Lodi.