O volume de vendas do comércio varejista nacional cresceu 10,1% em maio deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2006, registrando o maior crescimento do mês desde 2000. No acumulado do ano, as vendas do varejo exibiram crescimento de 9,7% em relação aos primeiros cinco meses de 2006, também registrando o melhor desempenho desde 2000. É o que revela o Indicador Serasa de Atividade do Comércio, divulgado hoje.
De acordo com o indicador, o volume de vendas, de janeiro a maio, dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas (mercearias, açougues, quitandas, distribuidoras de bebidas etc.) cresceu 7,2%, na comparação com o mesmo período de 2006, ao passo que o varejo especializado (lojas de eletroeletrônicos, computadores e itens de informática, veículos, materiais de construção etc.) registrou elevação de 12,5% no seu volume de vendas.
As lojas do varejo especializado puxaram as vendas em maio, crescendo também 12,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Porém, as vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas também registaram bom desempenho, subindo 8,8% quando comparadas com o quinto mês de 2006.
Na comparação com abril de 2007, as vendas do varejo cresceram 6,7%, com alta de 0,8% do varejo composto pelos hipermercados, supermercados e das lojas de alimentos e bebidas, e elevação de 12,4% no varejo especializado.