Economia

Comércio em Sinop poderá abrir nos feriados de Santo Antonio e Corpus Christi

Nesta quinta-feira, 13, feriado municipal do padroeiro Santo Antônio e na próxima 5º, dia 20, dia de Corpus Christi, o lojista de Sinop que quiser poderá abrir suas empresas normalmente para, sem precisar solicitar alvará especial. A informação é do secretário de Finanças de Sinop, Astério Gomes. “Há algum tempo, a Câmara dos Dirigentes Lojistas e Associação Comercial de Sinop, vem solicitando da prefeitura que libere os lojistas para trabalharem aos domingos e feriados sem a necessidade de pegar e pagar alvará especial, fizemos estudos que comprovam que esta solicitação é benéfica para economia de nossa cidade e agora a MP 881, da liberdade econômica veio para respaldar ainda mais essa situação, por isso, nestas duas datas o lojista pode abrir as portas sem precisar pedir o alvará especial”, ressaltou a CDL, por meio da assessoria.

Entretanto, o empresário precisa estar atento as normas trabalhistas definidas em convenção firmada entre Fecomércio e Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Atacadista e Varejista do Norte do Estado) onde garante ao empregado receber a remuneração do dia de feriado paga em dobro, incluídas as comissões de vendas, ou receber folga compensatória no prazo de 15 dias após o feriado.

Abrir no feriado e no ponto facultativo é uma opção, cabe a cada um avaliar o histórico de movimento de sua empresa para saber se vale a pena ou não”, disse Marcos Antônio Alves, presidente da CDL. Ele pontuou ainda que a Câmara dos Dirigentes Lojistas estará fechada para atendimento ao público nas duas quintas-feiras, nas sextas-feiras o funcionando da entidade ocorre normalmente.

Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)