Os estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços poderão abrir, em horário normal, no sábado, feriado estadual, dia da consciência negra. A confirmação acaba de ser feita, pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial, Hilton Polesello. Cada empresário definirá o horário de funcionamento, desde que respeitem o Termo Aditivo a Convenção Coletiva de Trabalho válido até 2011, firmado entre o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Atacadistas e Varejistas do Norte de Mato Grosso e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso.
O secretário de Governo, Ari Laffin, que conversou com o presidente da entidade sobre o assunto, disse que a prefeitura “respeita o feriado estadual e que ficou a critério de cada empresa, por entendimento da associação comercial, abrir ou não, podendo responder por seus atos”.
Como em Sinop, Cuiabá, Rondonópolis e Alta Floresta cada comerciante deverá negociar com os funcionários o pagamento e a reposição da folga. As empresas que optarem em abrir deverão pagar o dia dobrado para cada empregado e terão 7 dias para fazer a escala.
A Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde (Acilve) ainda não definiu se os comerciantes poderão atender.
(Atualizada às 08:52h em 19/11)