PUBLICIDADE

Comércio de Rondonópolis também abre sábado feriado estadual

PUBLICIDADE

O Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis e o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Rondonópolis assinaram ontem um aditivo à convenção coletiva, permitindo a abertura das lojas das 8h às 12h deste sábado (20), feriado estadual da Consciência Negra. A abertura das portas nesse dia é facultativa, ficando a critério de cada empresa tomar a decisão. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis, Sebastião Pereira Buquigaré, que representa a categoria patronal, destacou para A Tribuna o bom senso do sindicato trabalhista em estabelecer o aditivo, tendo em vista os prejuízos alegados pelos comerciantes. No entanto, Buquigaré enfatiza que a abertura neste sábado fica condicionada à obediência da cláusula 13 da convenção coletiva, que prevê a remuneração em dobro aos funcionários assalariados.

Sebastião Buquigaré lembrou que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), em parceria com o Sindicato, fez uma pesquisa in loco junto aos comerciantes, constatando que quase 70% tinham interesse de funcionar neste feriado. Ele lembrou ainda que outras cidades, como Sinop, Várzea Grande, Tangará da Serra e Cuiabá, também vão abrir as portas de forma facultativa neste dia 20 de novembro.

A assinatura do aditivo em questão seria comunicada de forma oficial à Subdelegacia do Ministério do Trabalho e Emprego e à Prefeitura de Rondonópolis. "Vamos trabalhar legalmente neste dia", afirmou, avaliando que mais um feriado de portas fechadas traria considerável prejuízo ao comércio. Além do comerciante, destaca que o Estado também perde, já que também deixa de arrecadar.

Leia ainda
Empresas de Cuiabá e Sinop funcionam sábado; Lucas e Sorriso vão definir

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE