Cerca de 30 operadores municipais participaram do primeiro dia de treinamento sobre o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que iniciou na terça-feira. Este sistema integra todas as famílias que participam do Bolsa Família, um projeto do Governo Federal. O treinamento é coordenado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), responsável pelo monitoramento do programa nos municípios de Mato Grosso, sendo esses responsáveis então pela execução do projeto.
Entre os presentes o secretário-adjunto de Assistência Social, José Rodrigues, a coordenadora de Transferência e Renda da Setecs, Laurair de Souza Grossi Ribeiro, além de três representantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Maria Helena Kittel, Greziela Ferreira da Silva e Liomar Leite de Morais Lima.
Nesta quarta-feira (20.08), mais 30 operadores de outras cidades participam do treinamento. O curso foi dividido em duas etapas porque acontece em um laboratório de informática, estruturado especialmente para o evento. No total, serão 60 municípios capacitados.
“O aprimoramento dos técnicos municipais é imprescindível para a execução da política nacional de assistência social, por isso, até o mês de novembro realizaremos cursos de capacitação em todo o Estado”, destacou o secretário-adjunto de Assistência Social da Setecs, José Rodrigues.
Em Mato Grosso existem 233.881 famílias cadastradas no CadÚnico, destas, 210.905 possuem o perfil sócio-econômico para serem inclusas no programa Bolsa Família. O MDS disponibiliza o número de vagas por município, conforme o cadastro feito pelos operadores.
Em Pontes e Lacerda, por exemplo, existem mais de 4,5 mil famílias cadastradas e mais 2,6 mil já beneficiadas. Em todo Estado mais de 130 mil famílias recebem o Bolsa Família.