Acontece neste sábado em Sinop, a reunião de fundação da Colônia de Pescadores Profissionais Z-16, que irá representar pescadores de todo o Nortão, abrangendo o Vale do Teles Pires e o Vale do Arinos. Através desta colônia os pescadores da região terão acesso a projetos de incentivos e seguros, garantidos pelo governo a classe, que atualmente não são repassados a eles, devido a falta de uma organização que os represente.
Segundo Julita Burko Duleba, fundadora da Z-16, a colônia mais próxima é a de Nobres, que não atende a Sinop. “Não temos acesso a financiamentos, a projetos de incentivos, a projetos de alfabetização e nem sequer ao seguro desemprego, que é garantido pelo governo”, explica Julita.
Existem hoje, segundo ela, cerca de 450 trabalhadores vivendo da pesca no Nortão e que deverão fazer parte da Colônia. Outro ponto que Julita frisa é a negociação e venda do pescado, que poderá ser feita através da colônia fortalecendo o mercado do produto na região.
Cerca de 100 pessoas são esperadas na reunião que acontecerá na Associação dos Moradores do Jardim Primaveras e está agendada para começar às 09:00hs.