domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Colíder pode ganhar usina de biodiesel

PUBLICIDADE

Como alternativa à diversificação de novos investimentos em contrapartida à estagnação econômica vivenciada pela indústria de extração vegetal, principal base da economia da região Norte do Estado, alguns municípios mato-grossenses partem para um novo ciclo na cadeia produtiva do biodiesel. Dentro dessa perpectiva, o Grupo Fischer, de Colíder irá investir em uma usina de biodiesel no município.

O projeto foi apresentado ao secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Antônio Kato, durante reunião mantida nesta terça-feira entre empresários do grupo e o prefeito de Colíder, Celso Banazeski.

Conforme o prefeito, a instalação de uma usina no município representa, entre outros aspectos, a redenção para cidades que anteriormente estavam baseadas em apenas um tipo de atividade econômica. “Hoje, com novas perspectivas se abrindo ao município, Colíder está em franco desenvolvimento e atraindo diversos empreendimentos, o que acaba gerando outras atividades agregadas e, conseqüentemente, mais postos de trabalho e renda para a população”, avaliou Banazeski.

Recentemente, em Colíder, foram instaladas duas empresas da cadeia da pecuária. Um frigorífico e uma fábrica de hambúrgueres estão na cidade há menos de um ano.

“Com a indústria do biodiesel, além dos empregos gerados, a oportunidade se estende também aos pequenos produtores que terão como escoar melhor sua produção. Estamos aproveitando esse momento de expansão do biodiesel para transformar o perfil econômico de Mato Grosso”, acrescentou o prefeito.

Segundo o empresário Antônio Fischer, a previsão é de que até 2008 a usina entre em operação e gere diretamente 70 postos de trabalho. “O momento do biocombustível vem ao encontro da diversificação econômica que nosso Estado deve passar”, afirmou.

BIODIESEL

O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso, soja e outras.

O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc).

Segundo dados do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, atualmente 15, dos 27 Estados brasileiros estão com projetos de investimentos em usinas de biodiesel representando uma capacidade de produção em torno de 1,8 bilhão de litros por ano.

Há no Estado pelo menos duas usinas com capacidade de produzir cada uma 57 milhões de litros, uma está em Barra do Bugres e a outra em Lucas do Rio Verde, regiões tradicionais na produção da soja que será a principal matéria-prima para o biodiesel nacional.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em...

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...
PUBLICIDADE