Com o tema "Sonha, Planejar e Realizar" foram debatidos, no Fórum de Desenvolvimento Colíder 2020, os projetos de desenvolvimento proposto pela administração municipal, que conseguiu o engajamento de um número significante de entidades e da sociedade organizada. Os debates foram na Associação Comercial e Empresarial. Os grupos de trabalho formados ontem têm a missão de planejar o desenvolvimento do município para os próximos oito anos, com a atribuição de discutir e planejar ações de desenvolvimento para o município, pensando no futuro de Colíder, explicou o prefeito Celso Banazeski.
Os futuros administradores do município poderão contemplar estas ações em seus planos de trabalho, aliando desenvolvimento com sustentabilidade. Entre as ações, deve ser observada a vocação agroindustrial do município, a necessidade de buscar novas tecnologias para garantir o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente. Colíder tem um modelo de produção da pecuária de leite bastante forte e deve procurar também agregar valor à produção local, através de parcerias com universidades e outros órgãos de pesquisa. A produção local também precisa de novos investimentos para agregar mais valor ao produto, conforme foi destacado por alguns participantes.
A efetivação do aeroporto, a implantação de mais cursos superiores, o fortalecimento do Hospital Regional, foram alguns temas lembrados pelos participantes. No Brasil existe pouca tradição de planejamento a longo prazo, mas para o prefeito Celso Banazeski não tem como pensar claramente e com sustentabilidade a longo prazo se não forem definidos mecanismos que exerçam e tenham este papel. "E a partir do momento em que a população atende esse nosso chamado, notamos que estamos no caminho certo, no caminho de um crescimento notável para nosso município", afirmou Banazeski.
Para o Secretário de Planejamento, Fazenda e Administração, Vanderlei Borges, é um momento de se construir um novo cenário para o município e unir-se para que os sonhos se tornem realidade. "Delegar essa função de pensar pelo cidadão, não deve ser somente uma ação dos governantes da cidade, a participação da população é de suma importância para que essas metas estabelecidas aqui hoje sejam alcançadas".
Foram definidos quatro eixos centrais em cima dos quais foram montadas as comissões para formular propostas relativas por exemplo a saneamento básico, abastecimento de água, lixo doméstico e hospitalar; sistema energético e iluminação pública; padronização de calçadas e canteiros públicos; acesso ao crédito para MPE´s, políticas de incentivos a investimentos industriais, incubadora, comércio e indústria; assistência ao homem do campo, mecanização agrícola, investimento em formação técnica; entre outros.
Esta foi a primeira etapa. Dentro de 10 a 15 dias, as comissões devem se reunir para começar a formular os trabalhos. Também estiveram presentes no evento representantes do Poder Legislativo de Colíder, que também participaram ativamente do Fórum e de suas discussões.