As Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat) aparecem na 14ª posição no ranking publicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) das distribuidoras de energia elétrica do país em relação à qualidade do serviço prestado. Ao todo, foram analisadas 63 distribuidoras, divididas em dois grupos, sendo 33 no mercado anual de energia com mais de 1 Terawatt hora (TWh) e 30 no mercado anual abaixo de 1 TWh.
A companhia mato-grossense está entre o mercado maior, empatada com outras três companhias elétricas (Bandeirante/SE; Energisa Paraíba/ Amazonas). Os melhores resultados foram os seguintes: Companhia Energética do Ceará (COELCE), com o primeiro lugar; Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) em segundo e Caiuá Distribuição de Energia, que presta o serviço em municípios do estado de São Paulo, em terceiro. Já os piores resultados foram identificados nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste: LIGHT, que presta o serviço na região metropolitana do Rio de Janeiro (31º), seguida da Companhia Energética do Piauí (Cepisa)( 32º) e da Centrais Elétricas do Pará (CELPA) ( 33º).
O ranking foi elaborado a partir de análises feitas entre janeiro a dezembro do ano passado, com base no indicador de Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos valores apurados de DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Freqüência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) das distribuidoras em relação aos limites determinados pela Aneel.
O DEC indica o número de horas em média que um consumidor fica sem energia elétrica durante um período, geralmente o mês ou o ano e, o FEC, aponta quantas vezes, em média, houve interrupção na unidade consumidora (residência, comércio, indústria etc).