A queda de 24% nas consultas ao Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) aponta uma pequena retração nas vendas em parte do comércio sinopense no mês de outubro. Um balanço divulgado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) registrou 14.132 consultas durante o mês, contra 18.754 consultas no mesmo período em 2005.
Segundo o presidente Afonso Teschima Júnior, apesar da redução as expectativas dos lojistas para novembro e dezembro é de aquecimento nas vendas. Os dois meses são considerados os melhores para o comércio, devido as festividades de final do ano. “Estamos com boas expectativas e esperamos reverter este quadro”, enfatizou.
Segmentos de presentes, confecções e eletroeletrônicos são os mais movimentados. O recebimento do 13º salário também impulsiona os consumidores às compras e quitação de suas dívidas. O registro de inadimplentes também diminuiu em outubro em Sinop. Um total de 2.173 consumidores tiveram seus nomes inclusos na lista negra do crédito.
O número é 34% menor que o mesmo período de 2005, em que foram 3.315 registros de inadimplentes. Outros 1.400 clientes conseguiram quitar seus débitos e tiveram seus nomes excluídos do SPC. O número é um dos menores do ano, perdendo apenas para fevereiro, quando foram 1.309 exclusões.